terça-feira, maio 8

Um colega alentejano...

O Cozinheiro autodidacta


Gabriel Fialho, 71 anos, na cozinha do seu restaurante desde 1957, afirma-se um autodidacta. Não é o único: Ferrán Adriá, o guru catalão do El Bulli e das espumas, é outro. Gabriel tinha 18 anos, e diz que se sentia melhor a dar uma ajuda no serviço à mesa, quando o pai o chamou para a cozinha. A sala acabou por ficar para o seu irmão, Amor Fialho, 73 anos. O terceiro irmão, Manuel, o único que estudou cozinha na Suiça, preferiu largar o negócio.
Gabriel Fialho dedicou-se a uma recolha cuidada de pratos tradicionais da região, alguns praticamente desaparecidos, como a Favada Real de Caça, do tempo de D. Carlos em Vila Viçosa. E ia também a casa das senhoras da região com fama de melhores cozinheiras, enriquecer o acervo das receitas.
Recorda dois ensinamentos do pai, que contribuem para o sucesso da casa: “Nunca servir gato por lebre” e “pagar bem e imediatamente aos fornecedores, para conseguirem os melhores produtos”. Hoje Gabriel, membro do Euro-Pocs (Barretes Europeus ou Comunidade Europeia de Cozinheiros), move-se com desenvoltura entre os melhores chefes do mundo. Uns amigos que há tempos jantavam no Pedro Subijana (3 estrelas Michelin em San Sebastián) ficaram surpreendidos quando o chefe basco, percebendo que eram portugueses, lhes falou no Gabriel Fialho.


Entretanto, para nosso sossego, está a garantir uma boa sucessão, com a colaboração estreita de uma filha, Helena, formada na escola do Estoril. E vai deixando mais escola, como são exemplos o Manuel de Azinheira, no Escoural, ou o Oliveirinha, em Évora.

(Pedro d'Anunciação, Tabu, 5/7/2007)

Para não pensarem que a Bruxa só vos fala de colegas do estrangeiro, aqui fica um bem alentejano! A Bruxa conhece o restaurante Fialho em Évora e o do Manuel da Azinheira no Escoural e pode garantir-vos que são dois sítios onde se come MUITO bem...

Sem comentários: